EDUCAÇÃO ESPECIAL
 
“Mesmo sem a ouvirmos, qualquer criança fala sempre para nós” [Sylviane Angèle Rigolet, 2000]
 

E Porque ,

(...) Acreditamos e proclamamos que:

“A realidade do desenvolvimento é a diferença entre os indivíduos”. “…se as crianças são diferentes umas das outras, nas suas capacidades e nos seus comportamentos elas têm em comum o desejo de viver, de conhecer e de afirmar a sua pessoa ...”
[Pierre Vayer / Charles Rocin]

 

E Que,
“Cada criança é como todas as outras; como qualquer outra; como nenhuma outra. “ [J.Smith, 1981]

 

A Integração é um caminho a seguir...
 

Enquadramento:

A Educação Especial em conjunto com os vários órgãos do Agrupamento, docentes e estruturas da comunidade, visa a criação de condições para a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da actividade e da participação num ou vários domínios de vida. Procurando assim, criar respostas diferenciadas para atender às necessidades/direitos de cada uma das crianças e futuros cidadãos.

A quem se destina?

De acordo com a reorganização da educação especial consagrada no Decreto-lei n.º 3/2008, de 7 de Janeiro, os destinatários são as Crianças e Jovens com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente (NEECP), cujas dificuldades ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social, resultam de alterações nas estruturas e funções do corpo, que geram desvantagem face ao contexto e ao que este oferece e exige de cada um.

 

A educação especial tem por objetivos:

  • a promoção da inclusão educativa e social;
  • o acesso e sucesso educativo;
  • a promoção da igualdade de oportunidades;
  • a preparação para o prosseguimento de estudos;
  • a preparação para a vida pós-escolar.

Para os alunos com necessidades educativas que não cumpram os critérios enunciados anteriormente, a escola tem à sua disposição e deve mobilizar as medidas e recursos nomeadamente, o apoio dos docentes de Apoio Educativo no 1º CEB, promovendo o sucesso educativo, a superação das necessidades identificadas e a prevenção da exclusão social.

 
Documentos para consulta:

Processo de referenciação

Planificação Áreas Curriculares

Referenciação de Avaliação do Aluno 2012-2013

 
Princípios e Metas «AQUI»
 

Grupo de docentes

No Agrupamento o grupo de Educação Especial é composto por docentes especializados dos grupos de recrutamento de educação especial que prestam apoio nos estabelecimentos de ensino, pré-escolar, 1º, 2º, e 3º ciclos, aos alunos com necessidades educativas especiais.

 

Atividades desenvolvidas

  • Atividades desenvolvidas semanalmente pelos alunos de Currículo Específico Individual (CEI):

    • Natação
    • Clube de Motricidade
    • Hipoterapia  
    • Expressões plásticas.

    Os alunos que frequentam a escola na medida currículo específico individual têm no seu currículo actividades de carácter prático, com vista ao seu desenvolvimento pessoal e social. Estas actividades decorrem semanalmente e em pequenos grupos.

 
Legislação:

 

 
Sites de Interesse: